sábado, 14 de novembro de 2015

O alarmismo da comunicação social e as tabelas nutricionais inúteis

Este post é dedicado a todos aqueles que viram a grande reportagem “Somos o que comemos” da SIC e retiveram apenas a informação que o Ice Tea está carregado de açúcar e que “toda a gente” pensava que era saudável.

Na passada sexta-feira fui a um jantar de aniversário de uma amiga e um dos convidados queria uma bebida alternativa às bebidas alcoólicas e à água. Não podia ser uma bebida gaseificada, então começou-se a discutir alternativas, quando foi mencionado o Ice Tea a resposta de imediato foi “credo, Ice Tea não pode ser as pessoas nem imaginam a quantidade de açúcar que isso tem”, por acaso todas as pessoas que viram a reportagem acima sabem sim, mas adiante, a escolha final recaiu sobre sobre um Trina de Laranja.

Ora vejamos, se o problema era o açúcar, 100ml de Ice Tea de Limão tem 4,9g de açúcar, 100 ml de Trina de Laranja tem 8,9g de açúcar. Sem comentários…

Achei a reportagem muito interessante, mas infelizmente o público alvo da mesma (generalizando) está habituado a absorver apenas a informação mais alarmista destas reportagens, as pessoas perderam a capacidade de pensar por elas, podiam ter aprendido na reportagem a ler os rótulos e a avaliar a qualidade de um alimento através dessa análise, mas em vez disso retiraram a informação que o Ice Tea, que este ou aquele cereal fazia mal, tenho pena que assim seja e que mesmo depois de cada vez mais estar provado que nos alimentamos mal, que não sabemos, nem queremos saber, escolher as nossas opções.

Eu não sou radical, não retirei definitivamente o açúcar na minha alimentação, evito adicionar, tento encontrar opções à adição de açúcar, tento selecionar alimentos que tenham pouco açúcar, mas não vivo em função disso.

Isto leva-me à 2ª parte do post, por exemplo, se eu ler apenas a tabela nutricional de um produto vou chegar à conclusão que uma Coca-Cola Zero é um produto saudável, ou pelo menos que não me faz mal à saúde, se não vejamos, abaixo está a tabela nutricional para 100ml de Coca-Cola Zero, retirada do site oficial da marca. Portanto tem 0g de gordura, 0g de açúcar, 0g de proteína e apenas 0,02g de sal. É quase como se estivéssemos a beber água, mas não estamos, e quando optamos por beber esta ou outra bebida é porque não queremos água, a seguir a esta tabela nutricional, aparece a lista de ingredientes da bebida: água, dióxido de carbono, corante de caramelo E-150d, edulcorantes: E-952, E-950 e aspartame, acidificante E-338, aromas naturais (incluindo cafeína) e regulador de acidez E-331. Agora sejamos realistas, não tem açúcar, mas tem aspartame e uma série de E-, logo não é saudável.


No caso da Coca-cola ninguém fica surpreso, creio que é de conhecimento comum que a Coca-cola seja ela Light, Zero ou Normal faz mal, mas e se mudarmos a conversa para uma manteiga de amendoim, algo que anda tão na moda nas dietas, algo que os desportistas consomem com frequência, divulgam nos seus blogs como alimento que faz parte da sua alimentação diária?

Então vejamos, ingredientes de 2 das manteigas de amendoim do mercado:

Skippy Crunch (é a mais comum no Continente): AMENDOIM torrado (90%), açúcar, óleo de palma hidrogenado, sal, óleo de AMENDOIM

Vita D’Or (vendida no LIDL): Amendoim (87%), óleos hidrogenados e sal

Nem vale a pena explicar muito mais, certo? Óleos hidrogenados são veneno, ainda por cima há tantas opções boas com preços semelhantes no mercado, vale a pena arriscar?


Para terminar, leiam os rótulos, mas não só a tabela nutricional, vejam os ingredientes e avaliem se adicionariam algum desses ingredientes em uma receita feita por vocês, se a resposta for não (ou pior: "que raio é isto?”), evitem, sem dramas, sem obsessões Winking smile;)

Sem comentários:

Enviar um comentário